Caça ao Tesouro Musical
Na semana da criança, na aula de música, gosto de planejar algo diferente para sair da rotina, que seja divertido e que trabalhe elementos musicais, canções e brincadeiras de uma forma lúdica. Neste ano, para a Educação Infantil, decidi criar um “Caça ao Tesouro” musical.
Para preparar um caça ao tesouro você precisa refletir sobre os interesses de seus alunos, o espaço que você tem disponível, os materiais que serão necessários, as pistas que irão levar as crianças ao grande prêmio e o que será o tesouro. Tudo deve ser planejado com antecedência para que as crianças se divirtam e para que a aventura neste jogo seja um sucesso.
Tenha em mente que na caça ao tesouro, as crianças precisam encontrar o tesouro e, para isso, vão precisar decifrar pistas. Essas pistas podem ser mais fáceis ou difíceis conforme a faixa etária e devem ser interativas, para captar a atenção da criança do começo ao fim.
Como sou professora de música, foquei as pistas e tarefas em elementos musicais simples, porém do conhecimento do universo dos meus alunos nas aulas e do interesse deles.
Um ponto muito importante a ser levado em conta, é o espaço físico que você tem disponível para fazer o caça ao tesouro. Em quais locais você deixará as pistas? Onde estará o tesouro?
No meu caso, no colégio que eu trabalho, temos uma fazendinha para as crianças, que tem uma lagoa cheia de bichinhos. É uma paisagem que "alimenta os olhos" de tão linda!!! Então pensei em fazer o fechamento do encontro do tesouro neste lugar maravilhoso.
Vou compartilhar as propostas e pistas que escolhi para levar as crianças ao tesouro, mas não se esqueça: minha intenção aqui não é passar “receita de bolo”. Leve em conta os interesses de seus alunos, o ambiente, materiais que você tem disponível, propostas que tenham sentido para seus alunos e crie sua caça ao tesouro.
As crianças foram recebidas pelo fantoche “Aninha” que disse que aquela era uma semana muito especial (semana das crianças) e que um pirata tinha deixado um tesouro de presente para as crianças em algum lugar do colégio.
Os convites: (fechado e aberto)
Após a leitura do convite, as crianças aceitaram o desafio de encontrar o tesouro. Para isso teriam que encarar desafios (pistas) até chegar ao tesouro. Através destas pistas e tarefas, os jogadores avançam de esconderijo em esconderijo, até o encontro final com o tesouro.
O formato escolhido para levar as crianças ao tesouro, foram pistas. Cada pista foi a figura de um
instrumento musical que as crianças já conheciam das aulas de música.
Após mostrar a pista, toquei um tambor para que eles relembrassem o nome e o timbre do instrumento. A missão era se guiar pela direção do som de outro tambor que seria tocado em um local que nos levaria a outra
pista.
Enquanto fomos procurar pelo som do instrumento musical, uma auxiliar foi até o local seguinte que iríamos e começou a tocar o tambor. Quanto mais perto do local onde estava a próxima pista, mais forte era o som do instrumento musical que eles tinham que encontrar (neste caso, o tambor).
Ao adivinharem o local da próxima pista, as crianças encontram um espaço que preparei e onde eles tinham que cumprir uma tarefa: identificar canções tocadas no xilofone e acompanhar tocando os chocalhos de tampinhas.
Após cumprirem a primeira tarefa, receberam a outra pista: encontrar o som do triângulo que estava tocando no próximo local onde estaria a próxima pista.
Vejam o próximo espaço que preparei para as crianças neste terceiro momento:
Utilizei um fantoche de sapo que conversou com as crianças e disse que o pirata tinha entregado a pista do próximo local (cada vez mais próximo do tesouro), porém antes ele queria contar sua história e gostaria que as crianças participassem. Vejam a história interativa que utilizei:
Obs.: Se no caça ao tesouro tiverem muitas crianças, sugiro que ao invés de entregar as clavas para as crianças, o professor toque as clavas e peça para as crianças baterem palmas.
Após mais uma tarefa cumprida, uma nova missão: Identificar o som do chocalho de metal!
Após caminharem até o som do instrumento, encontraram mais um espaço planejado com a temática “passarinhos”. Deixei muitos instrumentos variados no chão para que eles escolhessem e tocassem livremente, com a canção: “Dois passarinhos”. Vejam a proposta aqui:
Clique na forto a assista o Video - Dois Passarinhos
Próximo desafio: Encontrar o som do pandeiro!
Após encontrarem o som do pandeiro (caminho sonoro), chegamos no espaço com a temática: fundo do mar! Avisei as crianças que o tesouro estava pertíssimo, que aquele era o último desafio! Piratas passam muito tempo em alto mar e por isso a última tarefa estava naquele espaço que fazia referência ao mar.
Muitos materiais que fazem timbres que nos remetem ás ondas do mar foram utilizados, além de bolinha de guizos. Trabalhamos a canção “Peixinhos lá do mar” (faz parte do meu curso online de 20 horas) e criamos uma paisagem sonora com os recursos que foram disponibilizados.
Cenário do fundo do mar:
Conchinhas no fundo do mar:
Após muitas brincadeiras, canções e experiências com os sons e instrumentos musicais, avisei as crianças que o grande momento havia chegado. Para trazer um ambiente de suspense, liguei a música do tema do filme de Indiana Jones e caminhamos ao momento mais esperado: a descoberta do tesouro!!!
https://www.youtube.com/watch?v=-bTpp8PQSog
Utilizamos uma caixa bem bonita, para chamar a atenção das crianças, afinal de contas, elas batalharam muito por este momento!
Avisei que o pirata tinha deixado muitos presentes dentro da caixa. O primeiro deles, era um livro! Sim, um livro é um grande tesouro que nos ensina muitas coisas e nos faz viajar para muitos lugares através da imaginação! Quem tem um livro, tem um tesouro nas mãos e por isso temos que cuidar dele com respeito e carinho.
O livro escolhido para a hora do conto, foi o Sapo Bocarrão - Keith Faulkner
https://www.saraiva.com.br/o-sapo-bocarrao-368129.html
Após a hora do conto, avisei as crianças que haviam mais tesouros: O pirata e o sapo bocarrão haviam deixado um convite para que todos participassem de uma grande festa e todos ganhariam lanternas e fitilhos para dançarem. Neste momento, sugiro que o professor escolha músicas que as crianças gostem muito para que possam dançar bem animadas!
Após muitas danças, o fantoche de pirata pode aparecer para conversar com as crianças e parabenizá-las pelo dia das crianças!!!!
Brincando as crianças vivenciaram muitas canções, histórias, timbres, o nome de muitos instrumentos musicais e perceberam o quanto o espírito de equipe /cooperação é importante! As crianças se divertiram muito e eu também!!!
É muito interessante fazer propostas que fujam da rotina nestas datas especiais!!!
DICAS EXTRAS:
Espero que tenham gostado da dica!!! Me mandem notícias se fizerem essa proposta! Esse caça ao tesouro pode ser utilizado no Dia das Crianças, Dia do Livro ou qualquer aula que você queira inovar com seus alunos! Dá trabalho, mas vale muito a pena! Me mandem notícias da proposta, se fizerem...
E se você quer ampliar seu repertório na sala de aula, quero te convidar a conhecer meu curso online de 20 horas!!!
CONHEÇA MEU CURSO ONLINE "MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"- 20 HORAS
Seguem informações sobre um dos meus cursos online. Você pode começar a estudar hoje mesmo e levar muitas novidades e recursos inovadores para seus alunos.
Curso On-Line do Cantinho da Música (20 horas):
- 100% online
- Planejamento e organização de aulas (passo-a-passo)
- Como musicalizar, educar e brincar em uma única ação? Prática de repertório e vídeos de muitas propostas
- Jogos e brincadeiras na educação infantil
- Módulo especial com estratégias e recursos funcionais que facilitarão o processo com crianças agitadas
- Histórias cantadas, sonorizadas e dramatizadas
- Teatro na aula de música
- Desenvolvimento psicomotor na aula de música
- Pesquisa sonora
- Práticas instrumentais
- Brincadeiras cantadas
- Canções em MP3
- Apostila para impressão
- Embasamento teórico de cada proposta
- Acompanhamento e tira dúvidas via whatsapp
- Certificado de 20 horas
- Acesso à plataforma por 90 dias
Dúvidas? Me adicione no whatsapp (11) 976476562
Para mais informações, clique aqui: CURSO ONLINE - Cantinho da Música
Sobre a autora: Débora Munhoz Barboni, leciona como professora de música desde 1999. Possui formação acadêmica em Piano, Artes e, Pós-Graduação em Educação Infantil e Psicopedagogia. Deu entrevistas para a revistas como: Pais&Filhos e Iberian Neurocience, além de escrever artigos para Nestlé e sites como Pediatra Online. Ministra diversas palestras e cursos de formação para professores da educação infantil e fundamental I (sempre abordando a temática da importância musical no desenvolvimento integral da criança desde cedo). Possui uma página no Facebook, um site próprio e um canal no YouTube chamados “Cantinho da Música” e cursos online. É autora de materiais sobre Musicalização infantil: CD-Vai começar 1, CD-Canções para Brincar 1 e 2, Guia Prático com músicas, partituras e orientação didáticas.