header


8 DICAS PARA VOCÊ PLANEJAR UMA AULA ENCANTADORA

Publicado em: 02/02/2019

8 DICAS PARA VOCÊ PLANEJAR UMA AULA ENCANTADORA PARA SEUS ALUNOS, NA VOLTA ÁS AULAS

 
As férias estão chegando ao fim e em breve estaremos de volta com nossos alunos.
A adaptação escolar é um período muito importante e fundamental.
 
Para quem não sabe, quando falamos de adaptação escolar, estamos citando o período em que a criança tem para integrar-se à escola. Para que a adaptação aconteça com sucesso, ela precisa acostumar-se com o ambiente educativo, socializar-se com os professores e colegas de classe e a rotina escolar.
 
Meus colegas de trabalho costumam dizer que seria bom se tivesse aula de música todos os dias na fase de adaptação, porque realmente a música é uma linguagem que quando utilizada com as técnicas corretas, tem o poder de trazer alegria, entusiasmo e de levar o aluno a querer participar, se integrar e aprender.
 
Quero compartilhar algumas dicas simples, porém fundamentais para você aplicar na sua prática pedagógica e que fará toda a diferença na motivação de seus alunos.
Seguem também alguns vídeos com propostas práticas para aplicação nestes primeiros dias de aula.
 

 
1. Planejamento e Organização 


Tudo começa no planejamento e reflexão.
Existem algumas perguntas relevantes para nortear, clarear o pensamento e ações no momento de planejar:
  • Quem são meus alunos?
  • Eles possuem vivência escolar?
  • Quais são os interesses e necessidades desta faixa etária? Como é o espaço físico onde acontecerá essa aula?
  • Planejar envolve pesquisar, levantar os conteúdos que se quer trabalhar para preparar o material de ensino, levando em conta uma pergunta fundamental: Quais recursos terei disponível?
A partir destas informações, escreva no papel as propostas, estratégias que irá utilizar para trabalhar os conteúdos, de acordo com os interesses de seus alunos. Nestes primeiros dias, o foco principal é prender a atenção das crianças, trazer bem-estar e trazer socialização entre todos (professor/aluno; entre os alunos)

Então não se esqueça  DICA 1: Planejar é preciso! Tenha clareza em suas ações.

 
 
2. Organize os Materiais  
 

 







A partir do planejamento e após a reflexão nos pontos citados, organize os materiais com cuidado, levando em conta a faixa etária das crianças. 

 




















Os bebês por exemplo, costumam explorar objetos com a boca, então é importante não levar nada que possa causar um acidente.









Além dos materiais, se prepare para a aula.
Se irá ministrar uma história, estude-a. Se for ensinar uma canção nova, memorize-a.
 

Um dia antes da aula, já deixe tudo organizado, para não correr risco de esquecer materiais. Como é desagradável preparar uma proposta e perceber no momento da aula que esqueceu um item fundamental para trabalhar a atividade! Por isso, organizar com calma os materiais, irá facilitar sua vida.
 

Chegue bem antes no horário marcado (pelo menos 1 hora antes, no primeiro dia). Organize os materiais na sala com cuidado, prepare o ambiente com capricho e cuidado estético. Este processo é um ato educativo que gera bem-estar psicológico para a criança e segurança por parte do professor, que ao iniciar sua aula, sabe que tudo está “sob controle
 







"O espaço é visto como terceiro educador, como algo que, também, educa as crianças que o habitam. A fim de agir como educador esse ambiente necessita de flexibilidade, deve passar por modificações frequentes com a intenção de permanecer atualizado e sensível aos direitos das crianças de serem personagens principais na construção de seus conhecimentos. Um espaço vivo, um espaço repleto de paixão e entusiasmo, um espaço onde o educador pensa e interage sobre o ambiente de modo a imprimir ainda mais qualidade ao seu trabalho e à aprendizagem das crianças." Fabiane Vitiello 
Convidei a maravilhosa professora Lucimara Lima para dar suas dicas para a volta ás aulas! Assistam o vídeo!

   
 
 

 

CLIQUE AQUI – Ateliê de Vivencias Musicais KALIMANI

 


 
 
 
 
Então, coloque em prática nossa  DICA 2:  Organize-se com calma!
A  DICA 3 é importante, porém pouco utilizada!





3. Prepare sua voz, faça um Aquecimento Vocal
 
A voz é uma das maiores ferramentas do professor. Cuidar dela, é um investimento que fará toda a diferença em sua qualidade de vida e consequentemente, nas suas aulas. Quando eu fico rouca, sinto mais dificuldade em ministrar a aula e despertar o interesse dos meus alunos.    
 
Segue um artigo que escrevi em parceria com a professora de canto Andrea Costalima, com hábitos de cuidado com a voz e vídeo com aquecimento fácil, porém eficiente para começar o dia com a voz preparada e para evitar lesões.

CLIQUE AQUI – Artigo sobre Aquecimento Vocal

Vídeo prático de aquecimento vocal: 

CLIQUE AQUI – Vídeo sobre Aquecimento Vocal
 

  Que tal praticar a  DICA 3  neste ano? Não se esqueça: Prepare sua voz!
 
 

4. A postura do Professor  
 
Você planejou sua aula com cuidado, levando em conta os interesses e necessidades de seus alunos, escolheu e organizou os materiais cuidadosamente, aqueceu sua voz, bebeu água, e agora as crianças estão chegando em sua sala para aprender. Haja com bom humor! Precisamos nos esforçar para nos tornarmos intensa e emocionalmente envolvidos com nossos alunos. Isso fará toda a diferença na motivação deles. É como diz a frase:
 
Crianças aprendem mais, quando percebem que o professor gosta delas”- Gordon Nelfeld
 
Costumo receber as crianças com uma música instrumental alegre, como por exemplo: “Primavera - As Quatro Estações de Vivaldi. Com as crianças bem pequenas, fazer bolinhas de sabão enquanto elas entram espantam muitos chorinhos de crianças que estão com saudades dos familiares.
 
Cumprimentar os alunos e cantar uma canção de acolhida, pode fazer toda a diferença para trazer afetividade para este momento. Segue um exemplo de proposta feita pela professora Angélica Carvalho, do Colégio Vida Ativa. A atividade pode ser em pé ou sentado com a canção: Seja bem-vindo amiguinho do meu CD - Vai começar – vol. 1.










CLIQUE AQUI: Assista o vídeo no facebook
 
 








Para adquirir este CD com esta canção, clique aqui: CD – VAI COMEÇAR - vol.1 ou adquira meu curso online (as propostas acompanham as canções), neste link:
     
Outras sugestões práticas (Atividades de Socialização)
  








CLIQUE AQUI – O Gato TOM
 
















 
CLIQUE AQUI – Atividade rítmica com graduação de estímulos








 
 
Vamos relembrar da DICA 4 ? Tenha bom humor! Faça contato visual! Escolha as palavras cuidadosamente!

Observação: A mesma canção pode ser utilizada de diversas formas. Com crianças menores ou mais reservadas, muitas vezes cantar a canção acompanhadas de instrumentos musicais, pode surtir mais efeito do que iniciar a primeira aula, com uma brincadeira de roda, de mãos dadas, sugerindo um contato físico maior que as vezes ainda não é o momento.
 
Observe constantemente as atitudes, ações e atenção de seus alunos e altere seu estilo com regularidade, de acordo com a situação.
 
Nossa  DICA 5  será sobre a importância do professor ter flexibilidade!
Muitas vezes planejamos a aula, porém algo pode sair errado. Isso costuma acontecer principalmente com as salas com bebês, onde os primeiros dias de aula são acompanhados de muito chorinho. Por isso, existem algumas estratégias simples para captar a atenção, curiosidade e trazer a calma das crianças novamente para o conteúdo.
 


5. Seja flexível

Perceba a linguagem corporal dos seus alunos. Se você planejou uma canção de acolhida, porém muitas crianças entraram chorando na sala por causa da adaptação, mude a proposta. É um bom momento por exemplo, de trazer uma canção ou brincadeira conhecida. Gosto de geralmente trazer elementos surpresas para despertar a curiosidade e a atenção.
 
Uma proposta que faz o maior sucesso com as crianças, é a canção: Caixa Surpresa que também está no meu CD - Vai Começar vol. 1. Ela atrai a atenção desde bebês a crianças maiores e por ser uma canção que integra músicas conhecidas, traz boas memórias e recordações. Sempre insiro essa canção na volta ás aulas porque ela faz a criança se sentir em um território seguro, conhecido e que trará confiança e alegria entre vocês. O vídeo enviado pela professora Keila Lima, aconteceu na Creche Medalha Milagrosa e encantou os bebês
.

 
 





CLIQUE AQUI – Vídeo Caixa Surpresa com bebês










Vejam que a mesma canção pode ser utilizada com outras estratégias, como foi feito com a professora Rosangela Lambert, do Colégio Salesiano Santa Teresinha, no vídeo abaixo:
 




 

CLIQUE AQUI – Vídeo Caixa Surpresa com alunos maiores
 
 








Para adquirir este CD com esta canção, clique aqui: CD – VAI COMEÇAR - vol.1 ou adquira meu curso online (as propostas acompanham as canções), neste link:
   
Então vamos revisar: DICA 5: Utilize atividades com elementos surpresa, de preferência com canções, brincadeiras que as crianças já conhecem.
Trazer elementos conhecidos, inspira confiança, facilita o contato e a cooperação. Porém para despertar a curiosidade, sugiro que o professor leve também propostas inéditas!
 


6. Traga uma Atividade Inédita  

Após utilizar uma proposta conhecida pelas crianças com elementos surpresas, é hora de despertar ainda mais a atenção do aluno com uma atividade. Acho muito interessante trabalhar neste momento com uma história interativa. Jesus ensinava através de histórias. Este é um grande indício de como essa ferramenta é poderosa para transferir conhecimento, para comunicar conteúdo de forma relevante.
Histórias trazem identificação. Quanto mais a história estiver próxima da realidade das crianças, mais forte será o interesse.  Algumas dicas para utilizar histórias na aula de música:
  1. Escolha histórias que tenha um tema interessante para seus alunos
  2. Associe os principais fatos com objetos e ações
  3. Destaque fatos através da música
  4. Trabalhe com elementos surpresas
  5. Deixe que a criança participe e interaja com o conto em alguns momentos
  6. Sensibilize através da dramatização
  7. Utilize sua voz e linguagem corporal de acordo com as cenas da história
 Vamos vivenciar na prática, uma história cantada que criei, chamada: “O patinho e o passarinho”.
  
 
 
 



 
 


CLIQUE AQUI – A História do Patinho e do Passarinho










Obs.: Essa canção oferece muitos desdobramentos. Conforme a faixa etária dos alunos, os desafios musicais podem ser explorados, como por exemplo, as crianças podem escolher um personagem e cada um dramatizar a história conforme o conto for acontecendo. Outros podem escolher sonorizar a história com objetos sonoros, com a voz e sons corporais. É o momento de deixar que seus alunos possam criar e serem protagonistas de sua própria aprendizagem. Novamente: Tudo dependerá da faixa etária, dos interesses e necessidades de seus alunos.
 
Então, não se esqueça: Leve para seus alunos propostas inéditas.
 

Se você quer se aprimorar na arte da musicalização e contação de histórias, não deixe de adquirir um dos meus cursos online do Cantinho da Música. Ele acompanha as canções, embasamento teórico e muito mais. Para saber mais CLIQUE AQUI (o Cantinho da Musica possui cursos de 4, 20 e 120 horas)
 
Dúvidas? Me adicione no WhatsApp: (11) 97647 6562

A DICA 7, é sobre a reflexão da construção das propostas escolhidas para a aula
 



7. Reflexão na construção das propostas escolhidas  

Após muitas propostas interativas, que maximizaram a afetividade, o envolvimento e bem-estar, é hora de desacelerar...
 
Um relaxamento tem o poder de trazer as crianças a calma. O “pulo do gato”, é trazer uma proposta que faça link com a proposta anterior, pois essa atitude trará mais envolvimento. 

   





 

  CLIQUE AQUI – Relaxamento com Passarinho
 
 









  
Para revisar, nossa DICA 7 foi: Faça um relaxamento antes da aula terminar!



8. Incentive seus Alunos  

Termine a aula pontuando com os alunos, a dedicação, o esforço e a participação de cada um. Reafirme o valor de seus alunos!
 
DICAS EXTRAS: Registre pontos que você achar relevante
 
Para aprimorar, é preciso refletir, ponderar e pensar. Algumas vezes você poderá se frustrar ao ver que a mesma atividade que fez o maior sucesso em uma sala, não foi tão interessante em outra. Tudo na vida é aprendizado. Refletir sobre as ações, estratégias escolhidas, método escolhido, etc, fará você desenvolver- se com muito mais clareza. Neste registro você perceberá que a flexibilidade também é sua melhor amiga, pois quando falamos de crianças, imprevistos sempre aparecem. Acima de tudo, não se cobre demais. Ser professor, é ser um eterno aprendiz e quanto mais você estudar e praticar com seus alunos, mas fácil será lidar com os imprevistos que podem surgir.
 
Espero que tenha gostado do artigo e que ele te ajude para que a adaptação com seus alunos seja um sucesso. Compartilhe nos grupos do whatsapp para ajudar seus amigos e auxiliar na divulgação e incentivo do meu trabalho.
 
Quer participar da minha lista VIP? Se cadastre e ganhe um e-book exclusivo – CLIQUE AQUI
 
Participe de um dos meus grupos do whatsapp. Nestes grupos, você receberá brindes inéditos, trocaremos informações e conteúdos e você poderá receber em primeira mão, todas as notícias do Cantinho da Música.
 
Me adicione no whatsapp para mais informações: (11) 97647 6562 

Até a próxima,
Prof. Débora Munhoz Barboni

 
 




Copyright© 2025 Cantinho da Música. Todos os direitos reservados